O que é?

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

O Programa de Educação Tutorial (PET) insere estudantes de graduação em projetos de educação tutorial com o objetivo de aplicar seus conhecimentos e ampliar sua formação.

    Para isso, o FNDE paga bolsas mensais aos estudantes e aos professores tutores dos grupos PET. Há ainda o pagamento de um valor (o chamado PET custeio) aos respectivos professores tutores dos grupos PET destinado ao custeio das atividades.

A quem se destina?

 

As bolsas são pagas mensalmente aos estudantes universitários e ao  professor-tutor de cada grupo PET.

    O PET custeio é pago semestralmente ao professor tutor para financiar as atividades do grupo, como compra de materiais de consumo, pagamento de passagens para participação em congresso etc. O valor do PET custeio equivale a uma bolsa de iniciação científica por aluno participante do grupo PET. 

PET ESTATÍSTICA DA UFU

 
031_edited.jpg

O Curso de Estatística da UFU iniciou-se no primeiro semestre de 2010. Por meio do edital UFU/PROGRAD/DIREN – N° 01/2012, a Faculdade de Matemática apresentou a proposta de criação de um grupo PET institucional vinculado ao curso de Estatística, o qual foi aprovado, conforme portaria 007/2012/PROGRAD/PET a partir de 01/06/2012. O tutor do PET Estatística institucional é o prof. Dr. Pedro Franklin Cardoso Silva. Este programa visa um equilíbrio entre a formação global/específica dos alunos de graduação, através da integração de atividades de diversas áreas. As atividades desenvolvidas estão ligadas a pesquisa científica, o trabalho em grupo, troca de conhecimentos entre bolsistas, aprendizado de língua estrangeira, melhoria na utilização de recursos computacionais em estatística, interação com outros grupos PET e atividades de extensão. Além desta formação global, o PET dá ao aluno a oportunidade de se manter financeiramente. Os bolsistas recebem atualmente uma quantia no valor de R$400,00.